Efetue a compra de consórcio com empresas Idôneas
Efetue a compra de consórcio com empresas Idôneas

O ramo de consórcios é um dos que mais tem crescido na economia atual. Talvez em virtude da situação política brasileira, que vem causando diversos problemas para a economia familiar, muitas pessoas têm procurado uma maneira de manter as contas em dia. Nesse cenário, um investimento que tem se destacado como possibilidade de conseguir algum retorno financeiro sem gastar demasiadamente, tem sido a compra de consórcio. Os juros de financiamento, de cheque especial e de cartões de crédito estão nas alturas, dificultando a vida dos brasileiros.

A situação se complica ainda mais quando o assunto é aquisição de imóveis. É difícil dizer, atualmente, qual a melhor opção para adquirir imóvel, contudo, a compra de consórcio desponta como uma das mais interessantes. O investimento que consiste na reunião de diversas pessoas com o intuito de adquirir bens de forma coletiva pode permitir que as pessoas invistam realizando o pagamento de parcelas com valor mais baixo. Além disso, os valores pagos pelas cotas de consórcio são corrigidos a uma taxa que tem se aproximado do dobro daquela aplicada à caderneta de poupança, por exemplo, o que demonstra como o negócio é vantajoso.

Cuidado na hora de adquirir uma cota de consórcio

Como o negócio é vantajoso, muitos estelionatários viram na compra de consórcio uma maneira de enganar as pessoas e conseguir obter vantagens indevidas. A tática mais utilizada é a da venda de cota de consórcio já contempladas. Os estelionatários fazem anúncios dizendo que possuem uma carta de crédito, de modo que os interessados podem pagar um determinado valor e assumir o restante das parcelas, podendo fazer uso da carta de credito imediatamente. A negociação de cotas contempladas é proibida pelo Banco Central, então, se lhe oferecerem uma dessas, com certeza haverá problemas.

Outra situação que ocorre com frequência é as pessoas interessadas na compra de consórcio serem enganadas por vendedores, ainda que oficiais. Alguns dão garantias de que o contratante irá ser contemplado com uma carta de crédito imediatamente após a entrada no grupo do consórcio, o que, além de ser proibido, também não costuma ocorrer. Como toda transação comercial é preciso ter cuidado porque quando há muitos benefícios, a chance de haver algo errado é bem grande. Nesse caso, os vendedores costumam pedir valores altos de entrada, o que favorece o recebimento de comissões por parte deles, mas para o cliente restam apenas as dividas do consórcio para pagar.

Encontre empresas idôneas

Para aumentar suas chances de sucesso na contratação de um consórcio, é muito interessante fazer uso de ferramentas disponíveis. O Banco Central, por exemplo, possui um ranking de melhores empresas de consórcios para se trabalhar. A lista pode ser encontrada aqui http://www.bcb.gov.br/?RANKCONSORCIO, havendo inclusive informações a respeito do número de reclamações e quais delas foram resolvidas. Para ter sucesso na contratação, então, é importante procurar por empresas capacitadas que tenham reconhecimento no mercado. Lembre-se que quando são ofertados muitos benefícios, as chances de golpe aumentam. Os estelionatários estão de olho.

Fonte: Portal G1