Consórcio é uma forma de organizar suas finanças

Consórcio é uma forma de organizar suas finanças
Consórcio é uma forma de organizar suas finanças

Ao decidir realizar um investimento financeiro uma pessoa deve verificar quais são as opções de negócios existentes no mercado e o risco de perda de capital. Transações financeiras mais complexas, como as do mercado de ações por exemplo, podem ser realizadas com a ajuda de um profissional financeiro.

Uma boa opção para pessoas que querem comprar bens materiais, e não estão dispostas a entrar em um financiamento, é buscar informações sobre o mercado de venda de consórcio. Há inúmeras instituições financeiras que oferecem a possibilidade de participação em cotas. Em resumo, o consórcio é um investimento realizado por um grupo de pessoas, no qual são cobradas mensalidades para chegar a um valor total. Durante a vigência do contrato, o consorciado poderá ser sorteado e receber o valor total para aquisição do bem. Esse é um dos diferenciais de participar das cotas de consórcio, sempre há a possibilidade de ser sorteado no início da vigência do contrato. As empresas que trabalham com a venda de consórcio precisam ser autorizadas pelo Banco Central.

Outro ponto a ser destacado é o cálculo do valor das mensalidades, em um consórcio não há a cobrança de juros. As mensalidades serão calculadas de acordo com o valor total do bem que se pretende comprar, mais a taxas administrativas cobradas pelas instituições financeiras. Algumas empresas deduzem o valor das taxas nas mensalidades finais, mas é sempre bom verificar se isto está previsto nas cláusulas contratuais, na hora da contratação. Para qualquer transação financeira sempre deverá haver um documento oficial que preveja os direitos e as obrigações do contratante e do contratado, são esses documentos garantem que as partes estão cientes do acordo.

Se ocorrer a impossibilidade de continuar efetuando o pagamento das mensalidades, o consorciado poderá vender seu consorcio. Quando vendemos consórcios, o ideal é primeiro entrar em contato com a instituição financeira contrata e solicitar informações sobre como proceder. Hoje há empresas presentes no mercado que trabalham exclusivamente com a revenda de consórcio, elas poderão auxiliar nos passos a serem seguidos. Outra maneira de agir quando vendemos consórcios é negociar diretamente com o comprador. Muitas pessoas ainda utilizam classificados e essa pode ser uma oportunidade para quem não quer recorrer a uma empresa para intermediação, no entanto, é recomendado que todas as questões legais sejam verificadas com auxílio de um advogado especializado na área.

Faça a simulação

Na hora de escolher a instituição financeira uma dica valiosa é fazer as simulações pelos sites ou nas próprias agências. Os sites dos bancos Itaú, Embracon e Bradesco possuem essa ferramenta, é simples de operar e poderá dar base na hora da escolha do melhor investimento. Um diferencial que se pode buscar são os planos de redução, no caso da Embracon a prestadora trabalha com pacotes chamados mais por menos. De acordo com o site, esse plano é exclusivo para cotas de automóveis e prevê o pagamento de parcelas com percentual reduzido (podendo chegar a 25%) até a contemplação da cota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Consors - Compra e Venda de Consórcios | Mport Administracao De Bens E Negocios Ltda | CNPJ: 24.198.972/0001-09