Mercedes-Benz lança programa de consórcios de ônibus

Mercedes-Benz lança programa de consórcios de ônibus
Mercedes-Benz lança programa de consórcios de ônibus

A empresa automobilística Mercedes-Benz anunciou em Porto Alegre mais uma opção para aquisição de ônibus: o consórcio, sendo uma excelente alternativa para muitas pessoas em tempos de crise, principalmente para quem está iniciando seus negócios e não possui um alto capital disponível. Somente no lançamento, a montadora já contabilizou a venda de 80 cotas de consórcios para empresas de ônibus da cidade.

Como afirma o Vice-presidente da empresa, Roberto Leoncini, o crescimento e a alta adesão dessa modalidade se dá principalmente por oferecerem parcelas altamente atrativas, sem juros e facilidade de crédito, que permite as empresas a manterem suas frotas sempre novas e, para consumidores particulares, são uma oportunidade de ouro diante da alta dos juros e da restrição de crédito dos bancos. Além de todos os benefícios de um consórcio comum, o programa da Mercedes-Benz garante ainda outras vantagens, como a isenção da taxa de inscrição e fundo de reserva e lance livre decrescente.

O mercado está em alta

Com a recuperação da crise, os consórcios não estão em alta apenas da montadora, mas também em todo o mercado. A média de consórcios chegou a um crescimento de 50% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior, como mostram os dados da Associação brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC). Somente em julho, houve um crescimento de mais de 20% no quantidade de consórcios. Porém, como ressalta o órgão, mesmo com todo esse crescimento, o resultado acumulado do ano ainda está negativo em relação ao mesmo período do ano anterior, ainda apresentando uma retração 4% maior.

Essa retração ainda é reflexo da crise financeira que o país – e os consumidores estão passando, que os deixa mais exigentes e menos propensos a aquisição de dívidas de longo prazo. Por outro lado, com a recuperação da economia, as perspectivas de crescimento do mercado de consórcios ainda são grandes para os próximos anos.

Compra e venda de consórcios

Além da compra de consórcios, existe também o mercado de compra e venda de cotas ativas, sendo contempladas ou não. Esse mercado é fruto da desistência de muitos cotistas, por motivos diversos, que acaba atraindo consumidores que já tem uma reserva financeira e desejam adquirir o bem sem precisar esperar muito. São comumente encontradas em jornais e classificados online, chamadas de ‘vendemos cotas de consórcios’, feitas pelos próprios consorciados ou por empresas intermediadoras.

Esse mercado é altamente útil e econômico, uma vez que o novo titular terá todos os benefícios das cotas, porém, para que a transação ocorra sem nenhum problema futuro, é importante que tanto o novo titular quanto o consorciado tenham assistência jurídica para verificar a viabilidade e garantir a segurança de todas as etapas. Esses cuidados valem também para quem deseja comprar cotas de empresas intermediadoras, uma vez que elas, mesmo sendo totalmente legalizadas, não são fiscalizadas e regulamentadas pelo Banco Central, podendo ser ambientes propícios para fraudes e erros de transação. Para evitar ao máximo qualquer imprevisto, é importante que todas as cláusulas do contrato sejam revistas e esclarecidas a todas as partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Consors - Compra e Venda de Consórcios | Mport Administracao De Bens E Negocios Ltda | CNPJ: 24.198.972/0001-09