O consórcio como aliado na concretização de sonhos

O consórcio como aliado na concretização de sonhos
O consórcio como aliado na concretização de sonhos

A participação de consórcios pode ser uma boa oportunidade de investimento a longo prazo. Muitas pessoas optam por esse tipo de transação financeira por não dispor da quantia necessária para comprar um bem, sendo que nessa modalidade não há a cobrança de juros, os consorciados geralmente pagam junto a mensalidade uma taxa de administração para as operadoras.

Os consórcios funcionam como uma comunidade que poupa coletivamente, a fim de conseguir adquirir bens materiais. É como se um grupo de pessoas fizessem um investimento mensal em uma poupança, por exemplo 100 pessoas pagando parcelas de R$1000,00 durante um período de 12 meses. No decorrer dos meses são realizados sorteios que contemplam um determinado número de pessoas para que as mesmas retirem o valor total da cota, também sendo possível realizar lances para conseguir retirar o valor total. A contemplação é uma forma de adiantamento, o cotista segue pagando as parcelas até findar o valor total da cota.

venda de consórcio pode ser realizada pelo próprio cotista ou por empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Um ponto de alerta para os consumidores são fraudes que ocorrem no setor, antes de realizar qualquer transação financeira deve-se verificar a procedência da empresa ou do negociador.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio ABAC, Paulo Roberto Rossi, o consumidor brasileiro está mudando os hábitos de consumo, preocupando-se mais com a importância de controle de gastos e considerando realizar consórcios para concluir a aquisição de bens. Ou seja, muitas pessoas estão começando a pensar em realizar um consórcio no lugar de realizar um financiamento para adquirir bens. Ainda com base nos dados fornecidos pela ABAC, o setor de consórcio prevê fechar o ano de 2016 com aumento, mesmo com a crise financeira que se instalou no país.

Venda de consórcio contemplado

Outra modalidade de aquisição de cotas é através da venda de consórcio contemplado, isso ocorre quando um cotista que foi contemplado, através de sorteio, para retirar o valor total do consórcio decide repassá-lo. Já existem no mercado empresas que trabalham dessa maneira. Geralmente elas atuam como intermediárias entre cotista e futuros consorciados, a empresa fica responsável por anunciar as cotas contempladas que estão à venda. Elas podem utilizar site próprio ou meios de comunicação como jornais, ainda cabe a elas angariar potenciais clientes.

A venda de consórcio já passou por períodos nebulosos, em que despertavam a desconfiança dos consumidores, pois algumas operadoras fraudulentas não entregavam o prêmio mesmo com o pagamento total. No início de 2016, um caso em Goias chamou a atenção pela ousadia do estelionatário, ele abordava as vítimas em shoppings da região e efetuava a venda de consórcios, no entanto não repassava os valores para a concessionária, chegando a desviar mensalidades e lances. O caso só veio à tona quando as vítimas descobriam a fraude ao entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor, que as informava que não estavam nos registros da instituição financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Consors - Compra e Venda de Consórcios | Mport Administracao De Bens E Negocios Ltda | CNPJ: 24.198.972/0001-09