Entenda seu perfil e verifique seus benefícios

Entenda seu perfil e verifique seus benefícios
Entenda seu perfil e verifique seus benefícios

O consórcio pode ser a melhor alternativa para muitos consumidores que querem comprar uma casa, um carro ou qualquer outro bem de maior valor, porém não conseguem entrar em um programa de financiamento com os bancos. A aquisição de um consórcio também pode compensar bastante para quem não tem pressa em ter esse novo bem. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, no ano de 2016, a venda de consórcios, mesmo ainda menor que no ano anterior, tem aumentado no país em relação a outras modalidades, indicando que é um sistema de negociação favorável aos tempos de crise econômica.

Quais são as vantagens e desvantagens dos consórcios?

A venda de consórcios funciona da seguinte maneira: todos os meses, um ou mais integrantes do grupo consorciado são contemplados com cartas de crédito por sorteio ou lance. Quem é contemplado poderá adquirir o bem antes do término do pagamento das parcelas. As parcelas do consórcio são estabelecidas em valor fixo da primeira a ultima, sem acréscimo de juros mensais, tornando essa modalidade mais econômica em longo prazo.

Caso o consorciado, em algum momento, desista de seu negócio, seja por dificuldades financeiras, seja por mudança de planos, ele poderá vender a sua cota a outra pessoa pelo preço já investido e até mesmo com uma margem de lucro, transferindo a titularidade e todos os benefícios ao futuro consorciado. Pode-se vender tanto cotas contempladas quanto cotas não contempladas e essas primeiras costumam ter índices de procura e valor maiores.

Por conta dessa segurança e economia em parcelas, a venda de consórcios de imóveis é a mais frequente no país, porém, nesse ano, ABAC ainda afirma que o número de consórcios de veículos leves tem crescido consideravelmente. Dessa maneira, o consórcio pode ser a saída para muita gente que não tem uma estabilidade financeira e busca alternativas que ofereçam maiores seguranças em caso de imprevistos.

Por outro lado, a desvantagem do consórcio é que não se pode saber quando o consorciado receberá a sua carta de crédito, sendo possível que ele não seja contemplado e tenha que esperar o término de todas as parcelas para adquirir o seu bem.

Quando o compensa fazer um consórcio?

A única instabilidade oferecida pelo consórcio é em relação a quando o titular receberá a sua carta de crédito, por isso, primeiramente, os consórcios compensam para pessoas que não tem tanta pressa em adquirir o seu bem e estão dispostas a esperar a médio e longo prazo.

É também uma excelente opção para pessoas que não tem renda fixa, o que dificulta fazer financiamentos que sempre virão a juros maiores. Por isso, se o consumidor não tiver uma economia ou segurança de emprego e renda pelos próximos anos, o consórcio oferece maiores flexibilidades, uma vez que a cota pode ser revendida em caso de dificuldades, sem trazer prejuízos ao consorciado. Nesses dois pontos, a venda de consórcios de imóveis é extremamente vantajosa, pois trata-se de um bem que possui diversos outros gastos além de sua aquisição e necessita de um planejamento e economia maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Consors - Compra e Venda de Consórcios | Mport Administracao De Bens E Negocios Ltda | CNPJ: 24.198.972/0001-09