Tramites na compra de imóvel após contemplação

Tramites na compra de imóvel após contemplação
Tramites na compra de imóvel após contemplação

Com a crise financeira que abalou o Brasil nos últimos tempos, muitas pessoas passaram a procurar novas alternativas para poder investir seu dinheiro. Nesse cenário, uma opção que pareceu interessante para muita gente foi a de comprar consórcio.

A modalidade de compra que consiste na união de várias pessoas para adquirir bens da mesma espécie tornou-se uma ótima ideia, principalmente em virtude dos problemas financeiros pelos quais as pessoas passam atualmente.

A alta das taxas de juros do cheque especial e os cartões de crédito, bem como o aumento dos preços em virtude da inflação, a diminuição do poder de compra e o desemprego são apenas alguns dos fatos que podem ter influenciado o aumento da atividade de comprar consórcio. A aquisição por este meio permite que o investidor arque com menos taxas e juros, o que torna a aquisição de um imóvel, por exemplo, muito mais barata. A dúvida surge quando o investidor não sabe ocorre como comprar seu imóvel após contemplação.

Dicas básicas para adquirir seu imóvel

O sonho de todo investidor, ao comprar consórcio, é o de ser contemplado e poder, finalmente, adquirir seu imóvel. Quando o consorciado é contemplado surge pra ele o direito de utilizar uma carta de crédito disponibilizada pela administradora para adquirir seu imóvel. Assim, é preciso escolher o imóvel, no calor da carta, e comunicar a administradora a respeito do seu desejo de adquiri-lo.

Após a comunicação, a administradora do consórcio irá avaliar a negociação e aprovar ou não a liberação do crédito. Para a realização do serviço são necessários vários documentos, como a avaliação formal do bem, a carta de crédito, documentos pessoais e o contrato do consórcio. Outros documentos podem ser solicitados também e a análise pode ser demorada até a aprovação.

Com tudo pronto o consorciado pode levar a documentação ao cartório de registro de imóveis e, finalmente, realizar o registro do imóvel em seu nome. Pra o registro, entretanto, é necessário o pagamento de algumas taxas, as quais dependem do valor total do imóvel.

Não tenha dor de cabeça na hora de comprar consórcio

Antes de comprar consórcio é importante que o interessado avalie bem sua situação financeira. O consórcio exige que o interessado pague parcelas mensais durante algum tempo, até completar o valor da cota, desse modo, se não houver uma programação adequada, o consorciado pode atrasar as parcelas, dando azo a incidência de multas e juros de mora, o que pode fazer com que os valores gastos sejam parecidos com o de um financiamento comum, perdendo os benefícios que o tornam diferente.

Além disso, é importante preparar-se para os gastos decorrentes do registro do imóvel adquirido, que é algo obrigatório. É importante também que você saiba como declarar seu consórcio no imposto de renda, de modo a evitar possíveis multas. O consórcio é um negócio que, se utilizado corretamente, pode trazer grande retorno financeiro, mas se não tomados os cuidados necessários pode resultar em sérios problemas para as finanças.

Fonte: InfoMoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *