Apesar da crise econômica que assola o país nos últimos anos, o ramo da construção civil tem se mantido ativo, principalmente em virtude dos incentivos promovidos pelo governo federal para a aquisição de imóveis. Entretanto, mesmo com os incentivos governamentais, a aquisição de imóveis está dificultada pela alta dos juros do cheque especial e também do cartão de crédito, a inflação e também o aumento do desemprego.
Nesse cenário a venda de consórcio tem se destacado como uma ótima opção para a aquisição de bens com menos gastos.
Segundo a Abac, venda de consórcio cresce 1,9% nos último ano. A modalidade de compra permite que as pessoas invistam em um negócio de baixo custo financeiro, principalmente no que tange ao pagamento de juros. Apesar de não receber o imóvel logo que inicia o pagamento das parcelas do consorcio, o consorciado arca com valores menores de juros, pagando uma pequena taxa de administração e uma taxa para a formação de um fundo, o qual é utilizado em momentos de necessidade, como no caso o aumento do número de inadimplentes.
Cuidados com a aquisição do consórcio
A venda de consórcio é muito atrativa, mas também é um negócio sério, de modo que, antes de adquirir uma cota, o interessado deve estar ciente de suas obrigações. Durante o período em que o consórcio dura o consorciado deve arcar com as mensalidades, participando mensalmente das assembleias. Quando o consorciado finalmente for contemplado e conseguir adquirir seu imóvel, ainda assim precisará continuar arcando com as parcelas, pois é com elas que serão adquiridos os bens dos outros consorciados. Por isso é de suma importância que haja um planejamento sério, pois o atraso das parcelas pode ocasionar a incidência de juros e multas, o que pode ser muito desvantajoso.
Outra coisa para a qual deve se ter muita atenção no momento da venda de consórcio é para a seriedade das empresas vendedoras. Muitos estelionatários estão utilizando os consórcios como forma de chegar até as pessoas e apoderar-se do dinheiro que elas têm disponível para investimentos. O cuidado maior deve se ter com aqueles vendedores que oferecem circunstâncias muito vantajosas. Se o vendedor disser que você será contemplado imediatamente após entrar no grupo, as chances de tratar-se de um golpe são grandes, principalmente porque está é uma prática proibida pelo próprio Banco Central.
Faça um investimento consciente
O investimento realizado em um consórcio é, por vezes, mais interessante que muitos outros. O dinheiro investido é atualizado a uma taxa de 12% ao ano, o que é simplesmente o dobro da valorização que ocorreria no caso do valor que está depositado em uma caderneta de poupança, por exemplo. Por isso é de suma importância ter muita atenção no momento da venda de consórcio, pois o negócio pode ser extremamente vantajoso, se conduzido da maneira correta e com planejamento, mas pode gerar muitos problemas se não o for. Por isso o mais importante é o cuidado na hora de contratar o consórcio.
Fonte: Folha Vitória